Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/www2/public_html/modules/mod_gtranslate/tmpl/default.php on line 144
Portuguese English French German Italian Spanish

  Acesso à base de dados   |   email: qualfood@idq.pt


Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/www2/public_html/plugins/content/gnosisplg/gnosisplg.php on line 25
Arrefecimento rápido de alimentos cozinhados

Depois de cozinhar um alimento e após não serem visíveis vapores ou o recipiente poder ser tocado com a mão sem causar queimaduras, poderá coloca-lo numa câmara de refrigeração ou arca congeladora durante algum tempo (aprox. 2 horas). Deste modo reduzirá o tempo de exposição em que o produto se encontrará à temperatura ideal (10-40ºC) de crescimento dos microrganismos.

  • Caso introduza o recipiente ou o produto logo após ser cozinhado, o calor libertado dentro da câmara levará ao aquecimento da mesma e dos restantes produtos aí armazenados. Face a isto deverá evitar tal situação.
  •  Para além disto, deverá ter ainda em conta a capacidade da câmara de refrigeração bem como da quantidade de produtos presentes na mesma. Deverá evitar este tipo de procedimento caso a câmara se encontre muito cheia.

Como arrefecer mais rapidamente

  • Deverá colocar o recipiente em cima de um balcão apoiado de um dos lados da base por exemplo com uma colher. Desta forma a circulação de ar será efectuada por uma superfície maior, reduzindo assim o tempo de arrefecimento.
  • Caso o recipiente seja de grandes dimensões deverá distribuir o seu conteúdo por outros recipientes pré-lavados, diminuindo deste modo o tempo de arrefecimento.
  • Caso pretenda arrefecer muito rapidamente, poderá ainda colocar o referido recipiente dentro de outro de maior dimensões, no qual coloca água e alguns cubos de gelo.

Conteúdos

Joomla! Debug Console

Session

Profile Information

Memory Usage

Database Queries