Portuguese English French German Italian Spanish

  Acesso à base de dados   |   email: qualfood@idq.pt

Introdução

Zoonoses são doenças e/ ou infecções susceptíveis de se transmitirem naturalmente dos animais aos humanos.

Podem originar graves problemas sanitários, económicos e sociais, embora nem todos relacionados com a segurança alimentar.

É um facto que, a transmissibilidade natural dos animais às pessoas pode fazer-se por contacto directo, ou por acções de vectores intermediários, ou pelo consumo de produtos de origem animal.

Prevenção e o controle deste tipo de infecções requerem o estabelecimento de estratégicas únicas e internacionais.

A União Europeia através da Directiva 2003/99/CE, já transposta para a ordem jurídica pelo DL n.º 193/2004, propôs medidas que obrigamos países a assegurar a monitorização das zoonoses e dos agentes zoonóticos, das resistências antimicrobianas conexas, bem como a investigação epidemiológica dos focos patogénicos de origem alimentar.

Os dados recolhidos em cada país são anualmente remetidos pela Comissão Europeia à Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), que os trata e publicita.
 
O Anexo I daquela Directiva lista as zoonoses e os agentes zoonóticos que deverão ser incluidos na vigilância: Campilobacterioses e seus agentes, Listeriose e seus agentes, Salmonelose e seus agentes, Equinococose e seus agentes, Tuberculose originada pelo Mycobacterium bovis e Brucelose.

Conteúdos