A lactose é um dissacárido, que se encontra de forma natural no leite. O organismo humano produz uma enzima na mucosa instestinal, a lactase, que hidrolisa este açucar nas suas duas subunidades: glucose e galactose. Em alguns casos o organismo deixa de produzir ou possui em pouca quantidade esta enzima, causando desse modo a intolerância à lactose do leite.
A causa poderá estar relacionada com problemas congénitos, erro do metabolismo (situação mais rara) ou adquirida. A aquisição de intolerância pode ser parcial ou total e pode iniciar-se na infância, adolescência ou mesmo em idade adulta. Há estudos que relacionam esta perda de tolerância ao uso de antibióticos, quimioterapia, diarreias infecciosas, ingestão excessiva de álcool, entre outros.
Os sintomas surgem passados 30 minutos a 2 horas após a ingestão de produtos que contenham lactose, desaparecendo 3 a 6 horas mais tarde.
Alimentos a excluir: leite de vaca, leite de cabra, leite de ovelha, leite condensado, leite evaporado, leite desnatado, leite em pó, iogurtes, queijo (qualquer tipo), manteiga, natas, papas lácteas com leite para crianças.
Preparações culinárias/receitas: puré, empadão, bacalhau com natas, gratinados com molho bechamel, bifinhos com cogumelos, strogonoff, carne e peixe frita ou panada com leite, todas as receitas com leite, manteiga, queijo, iogurte, natas ou molho bechamel, bolos, sobremesas, semifrios e gelados, crepes, batidos, creme de leite de ovos, gelados com leite, alimentos confecionados com leite, refeições com leite como puré, bifes com cogumelos, refeições com molhos, refeições pré confecionadas.
Alimentos processados que podem conter o alergénio: produtos de pastelaria e confeitaria (bolos e pasteis), gelados, semifrios, chocolate, bombons caramelizados, pudins, nougat, caramelo, cremes de pastelaria, margarina, manteiga de cacau, bolachas, alguns tipos de pão (pães de leite, bicos de pato), salsichas e enchidos, molhos.
Ingredientes na rotulagem: leite evaporado, leite desnatado, leite em pó, soro, soro de leite, caseína, hidrolisado de caseína, caseinato, coalho de caseína, lactoalbumina, fosfato de lactalbumina, lactoglobulina, lactulose, lactose, lactato de sódio/cálcio, aromas, aroma artificial de manteiga, gordura de manteiga, óleo de manteiga.
Fonte: Direcção-Geral da Educação (DGE) e Direcção-Geral da Saúde (DGS)