Portuguese English French German Italian Spanish

  Acesso à base de dados   |   email: qualfood@idq.pt

Salmonela

As bactérias do tipo salmonela são uma das principais causas de intoxicação alimentar. Este tipo de bactérias podem contaminar vários tipos de alimentos como por exemplo: diferentes tipos de carne e ovos. O intestino das aves como a galinha, possui normalmente a presença de Salmonela.

O processamento térmico e completo deste tipo de produtos permite a destruição das bactérias nocivas, excepto nos casos de carne já processada volte a entrar em contacto com outras carnes contaminadas por salmonela. Existe ainda o perigo da carne não ser cozinhada durante o tempo/temperatura suficiente de modo a destruir a salmonela. Tal situação pode ocorrer quando peças inteiras de carnes de aves (ex: peru ou frango inteiro), não sendo totalmente descongeladas, são colocadas a assar a uma temperatura não muito alta. Sendo certo que a temperatura no interior da peça será sempre inferior ao exterior, existe a possibilidade das bactérias sobreviverem durante o processamento.

Sintomas

Se uma pessoa ingere um alimento contaminado por salmonela, poderá sofrer diarreias fortes ou um simples desarranjo intestinal, passadas 12 a 48 horas. Poderá ainda sofrer de febre, vómitos e dores de cabeça. Risco de desidratação.

Conteúdos