Portuguese English French German Italian Spanish

  Acesso à base de dados   |   email: qualfood@idq.pt

Informação geral

Alguns processos térmicos permitem a inactivação de algumas toxinas, como é caso, da toxina do botulismo (produzida pelo microrganismo: Clostridium botulinum) que é eliminada após 10 minutos de fervura do alimento. No entanto muitas outras toxinas são estáveis ao calor, como é o caso das toxinas produzidas pelo microrganismo Staphylococcus

Como é que as micotoxinas se desenvolvem?

As micotoxinas podem ser produzidas quando os alimentos são contaminados por fungos. As regiões de clima quente e húmido são mais susceptíveis de permitirem o desenvolvimento de toxinas. Deste modo as condições de armazenamento devem ser controladas de modo a minimizar a produção das micotoxinas.

O processamento dos produtos alimentares devem incluir igualmente medidas preventivas que evitem a propagação e a contaminação através dos bolores. De um modo geral os alimentos não são completamente estéreis, quer em termos de contaminação microbiana quer em termos de micotoxinas, sendo importante garantir que os níveis de contaminação e de toxicidade se encontrem abaixo dos níveis permitidos por lei.

É importante ainda referir que os animais podem ser infectados com micotoxinas através da ingestão de rações contaminadas com bolores ou mesmo por micotoxinas.

Que produtos alimentares são mais susceptíveis de conterem micotoxinas?

As micotoxinas são normalmente encontradas em frutos secos, amendoins, cereais, sumo de frutas, produtos cárneos e no leite.

Conteúdos